SISTEMA DE RÁDIO

 
  Pedidos de Oração e-mail: teinho@teinho.com, WhatsApp: (75)98194-7808, Jesus te Ama!

GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA



Textos: Gn. 1.1-26

INTRODUÇÃO
No estudo desta semana nos voltaremos para os aspectos contextuais do texto. Inicialmente abordaremos o tema central, a data em que foi escrito, e quem foi seu autor. Em seguida, trataremos a respeito dos objetivos, temas principais e estrutura do livro. Ao final, destacaremos o conteúdo, e principalmente, a relevância desse livro para os dias atuais.

1. TEMA, DATA, AUTORIA E LOCAL
O tema central do livro de Gênesis se encontra em Gn. 1.1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Esse livro trata, portanto, dos começos, o próprio título do livro vem de genesis que em grego significa origem. Em hebraico, é o livro do bereshit, do princípio de todas as coisas, exceto de Deus, que não tem início, muito menos fim. A data provável de escrita é 1500 a. C., sendo esse um dos textos mais antigos da Bíblia. Para os estudiosos esse livro foi escrito durante a peregrinação dos filhos de Israel rumo à Terra Prometida, entre o Egito e o Deserto do Sinai (Ex; 24.4). Um dos temas bastante controvertidos do Gênesis diz respeito a sua autoria Mas A maioria dos estudiosos concorda que Moisés foi o escritor. Essa posição é confirmada no Novo Testamento por Jesus (Mt. 19.4-6; Lc. 11.51; Lc. 24.44). Há quem defenda que esse livro não é factual, isto é, não pode ser interpretado como verdade, mas apenas como mitologia. No entanto, a mensagem de Gênesis é revelação divina, somente podemos saber o que aconteceu no princípio porque Deus decidiu comunicar. Por outro lado, o livro, como as demais Escrituras, não se propõe a ser científico. O relato de Gênesis objetiva a edificação dos leitores (II Tm. 3.16,17), não a constatação cosmológica, a fim de sustentar a ciência. Ler Gênesis como um livro de ciência é um desserviço à fé cristã, pois esse não é seu primeiro objetivo. Precisamos ler Gênesis como Palavra de Deus, a revelação expressa do Deus que se manifesta, não apenas na criação, mas também na Palavra. Isso porque Ele não é apenas o Elohim, Deus Criador de todas as coisas, mas também o Yahweh, o Deus que se identifica com a humanidade.

2. OBJETIVOS, PERSONAGENS E ESTRUTURA
O livro de Gênesis revela um Deus criador, por isso céus e terra não são obras do acaso, como pressupõe a filosofia materialista. O livro identifica Deus como O Todo Poderoso, que vai além do entendimento humano. Os principais personagens do livro são: o próprio Deus - como Criador e Senhor; Adão e Eva - os primeiros humanos, criados por Deus, a serpente – que tentou Adão e Eva para pecarem; Caim e Abel – os primeiros filhos de Adão e Eva, tendo o primeiro assassinado o segundo; Noé – um homem justo, que construiu um arca, em obediência ao Senhor; Abraão – escolhido por Deus para ser pai de uma grande nação; Sara – a esposa infértil de Abraão, que se tornou a mãe de Isaque; Jacó – também chamado de Israel, pai de doze filhos, que compôs as tribos da nação escolhida; e José – o filho favorito de Jacó, que foi vendido como escravo para o Egito. O livro de Gênesis tem seu início no Crescente Fértil, que nos dias atuais é o Iraque, e se desenrola até a terra de Canãa, Israel atualmente, e finda no Egito. Esse livro não se propõe a explicar Deus, nem mesmo provar Sua existência, pois essa é pressuposta, já no primeiro versículo (Gn. 1.1). Os capitulo 1 e 2 descrevem como Deus criou o universo e tudo que nele há, simplesmente por meio da palavra (Gn. 1.6-15). A criação do homem teve um tratamento diferenciado, pois Deus o formou do pó da terra, e soprou em suas narinas, dando-lhe o fôlego da vida (Gn. 2.7), sendo a mulher retirada da costela do homem. Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher, viviam em harmonia no Jardim do Éden, mas caíram em pecado, por desobedecerem ao Senhor. A serpente, figura de Satanás, conduziu o primeiro país à ruina (Gn. 3). O pecado levou a humanidade à Queda, isso é demonstrado no assassinado de Caim, que matou seu irmão Abel. Ao optar pelo pecado o ser humano decidiu viver distanciado do Seu Criador, trazendo sobre si as consequências da desobediência.

3. CONTEÚDO E RELEVÂNCIA
O livro de Gênesis trata com propriedade a respeito do problema do mal, declara que inicialmente a humidade foi criada em perfeição, mas se voltou contra Deus em pecado. Essa rebelião desestruturou as condições favoráveis para a existência humana na terra. A morte foi o resultado espiritual da maldade. Quando o pecado se alastrou pela terra, fez-se necessário que Deus enviasse um dilúvio, sendo salvo Noé e sua família. Após o dilúvio, o Senhor escolheu um homem, chamado Abrão que se tornaria o patriarca da nação escolhida, que viria a ser reconhecida como Israel. O livro de Gênesis termina com Jacó, e José, seu filho, que através de uma sucessão de eventos miraculosos, tornou-se um dos regentes do Egito. Além da problemática do mal, o livro de Gênesis aborda vários outros temas, relevantes para os dias atuais, dentre eles destacamos: 1) a origem do universo – ao contrário do que postula o materialismo, o universo não é obra do acaso, mas criação de um Deus poderoso, que também manifesta seu amor pela humanidade; 2) a criação da humanidade – o ser humano foi especialmente criado por Deus, que soprou em suas narinas o fôlego da vida, sendo assim, a dignidade humana se fundamenta na relação com a divindade; 3) a rebelião da humanidade – os homens se revoltam contra o Criador, resultando em consequências trágicas, que afetam a condição humana, tanto individual quanto coletiva, abrangendo o meio ambiente; 4) a redenção divina – apesar da Queda, e do mal residente na humanidade, Deus preparou um plano para a salvação, Cristo é aquele que pisou a cabeça da serpente, o Salvador do mundo; e 5) a providência divina – Deus está no comando da situação, às vezes não compreendemos o desenrolar da história, mas ao Seu tempo, o Senhor cumprirá seus desígnios.

CONCLUSÃO
Paulo destaca em Rm. 15.4 que tudo que dantes foi escrito, o foi para nosso ensino, para que mantenhamos o ânimo, através da leitura das Escrituras, principalmente para que tenhamos esperança. A leitura de Gênesis, ao longo deste trimestre, fundamentará nossa fé em Deus, alicerçará nossa esperança em Cristo, e a convicção de que o Senhor está no comando de todas as situações. O Deus do Gênesis não é apenas o Criador dos céus e a da terra, mas também Aquele que se relaciona, e busca alcançar a humanidade caída, em amor e misericórdia.